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Em busca da Sabedoria

sábado, 08/03/2014 19:03:17

Aíla L. Pinheiro de Andrade, nj.

Para se entender bem os chamados Livros Sapienciais é necessário, antes, ter em conta a forma como os judeus nomeiam as Sagradas Escrituras. É comumente aceito que Meliton (†180), bispo de Sardes (na Ásia Menor), tenha cunhado a terminologia Antigo Testamento, para denominar os livros que o judaísmo chama de Tanakh, acróstico de Torah (Pentateuco), Nevi’im (Históricos e Proféticos) e Ketuvim (os demais escritos).
Quando a Tanakh, escrita originalmente em hebraico, foi traduzida para o grego (entre o III e o I séculos aC em Alexandria no Egito), houve uma mudança na forma de agrupar os livros. Na versão grega chamada de Septuaginta (LXX), realizada em Alexandria no Egito, os escritos foram organizados nas seguintes seções: Pentateuco, Históricos, Sapienciais e Proféticos.
Neste fascículo estudaremos os Livros Sapienciais ou os Ketuvim. O bloco temático do Antigo Testamento, fruto da sabedoria de Israel, foi denominado pela Vulgata (tradução da Bíblia para o latim, feita por Jerônimo entre 390 e 405 dC) como Livros Sapienciais (do latim Sapientia, sabedoria). Na LXX são chamados de Hagiographa (do grego: escritos sagrados). Na Bíblia hebraica são designados como Ketuvim (que significa “Escritos”, substantivo derivado da mesma raiz hebraica do verbo katav, escrever).
Para os judeus, Ketuvim é uma subdivisão da Tanakh, que tem por tema a sabedoria de Israel.

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