GEIF - Grupo espirita irmão Frederico

Início » Publicações » Introdução ao MIDRASH

Conheça o Espiritismo

Acervo Espírita

Filtrar por:

Introdução ao MIDRASH

sábado, 08/03/2014 19:03:04

Introdução ao Midrash – Texto produzido pelos membros do Grupo Beit Midrash sob orientação da Prof. Aíla Pinheiro de Andrade.

1. Céus fechados: “fim” dos profetas e início dos sábios (= mestres ou rabis)

A profecia foi se extinguindo pouco a pouco em Israel. O texto de 1Macabeus 9:27 testemunha que já havia transcorrido muito tempo “desde os dias em que tinham desaparecido os profetas”. O livro de Malaquias, último dos profetas, foi escrito próximo a 445 a.C, isso significa muito tempo até 164 aC com os Macabeus. Para essa situação se usava a expressão “céus fechados”.
As profecias, durante o exílio e logo depois dele, prometiam que Israel se tornaria um grande império, mas ao passar para a dominação persa houve uma grande decepção, já que as promessas de sucesso político para Israel não estavam se cumprindo. A situação era grave porque parecia não haver mais possibilidade de história para Israel, porquanto o povo estava sem a orientação de Deus. Dizer que os céus estavam “fechados” significava viver em tempos de perplexidade e desorientação. O contato com sábios mesopotâmicos e persas os despertou para a reflexão. Eles perceberam que precisavam entender o que Deus já tinha dito e evitar novas profecias que poderiam levar a uma crise de fé.

Baixe o PDF do artigo aqui:

Baixar PDF
  • Veja também

mensagem-157x2231-157x223

Titulo original::A diáspora judaica no período helenista: diálogos e tensões

Autor: Irmã Aíla Pinheiro de Andrade

Conteúdo: Estudos de Cristianismo

Genero: Filosofia Cristã

Resumo:

Neste artigo abordaremos o conceito, o surgimento e os tipos de diásporas judaicas com enfoque apenas para o período helenista, também é propósito …


Veja mais
mensagem-157x2231-157x223

Titulo original::Em busca da Sabedoria

Autor: Irmã Aíla Pinheiro de Andrade

Conteúdo: Estudos de Cristianismo

Genero: Filosofia Cristã

Resumo:

Para se entender bem os chamados Livros Sapienciais é necessário, antes, ter em conta a forma como os judeus nomeiam as Sagradas Escrituras.


Veja mais
Targum3

Titulo original::Introdução à Literatura Judaica: Introdução aos Targumin – Texto 3

Autor: Aíla Luzia Pinheiro de Andrade

Conteúdo: Estudos de Cristianismo

Genero: Filosofia Cristã

Resumo:

Os targumim são produtos de um longo processo traditivo por muitas gerações no espaço litúrgico e homilético das sinagogas…


Veja mais