GEIF - Grupo espirita irmão Frederico

Início » Publicações » Novo Dicionário de Teologia

Conheça o Espiritismo

Acervo Espírita

Filtrar por:

Novo Dicionário de Teologia

sábado, 08/03/2014 19:03:19

SINCLAIR B. FERGUSON
Ministro da Tron Church, Glasgow; ex-professor de teologia sistemática do Westminster Theoíogical Seminary, Filadélfia, EUA. DAV1D F. WRiGHT
Caredrático de história eclesiástica do New CoUege, da universidade de Edimburgo, Escócia.
EDITOR CONSULTIVO: J. 1. PACKER
Professor de Teologia do Regent Cohege, Vancouver, Canadá

Prefácio

“Qualquer coisa que um teólogo faça na Igreja” , disse Lutero, “contribui para a difusão do conhecimento de Deus e a salvação dos homens.” Essa frase pode não resumir a atitude de todo cristão para com os teólogos e a teologia, mas vai ao ponto certo da questão. O significado original de “teologia” é “falar a respeito de Deus” . O que a teologia cristã procura fazer é explicar detalhadamente o significado da revelação de Deus de si próprio, sumamente em Jesus Cristo, assim como de sua providência e seus propósitos para este mundo e os homens e mulheres que criou.
A teologia faz isso de diferentes modos, alguns dos quais sugeridos por epítetos qualificativos como “teologia bíblica”, “histórica” ou “sistemática”.
Todos os mais variados métodos e modelos de teologia, no entanto, visam a estabelecer um entendimento ordenado do pensamento revelado de Deus — a respeito de si próprio, de suas criaturas em seu mundo e de como planeja que vivamos em comunhão com ele e uns com os outros. O cristão cujo alimento espiritual diário não contenha ingredientes teológicos, está sujeito a sofrer um crescimento deficiente e não equilibrado, em lugar de desenvolver maturidade de mente e de coração.
Este dicionário tem por objetivo proporcionar ao leitor que tenha de fazer uso de consulta ou pesquisa nessa área uma introdução básica ao mundo da teologia — seus temas, tanto os mais importantes quanto os de menor relevância; suas mais famosas formulações e seus momentos históricos mais relevantes; seus expoentes mais ilustres e notórios, tanto do passado como do presente; suas fontes, disciplinas e estilos; seu vocabulário técnico; seu fluxo e refluxo de movimentos, escolas e tradições e sua interação com outras correntes de pensamento e religião. Muito embora o ponto de vista em comum dos editores e colaboradores seja
o de lealdade à suprema autoridade das Escrituras, e sua preocupação compartilhada a de apresentar uma base bíblica para o conhecimento e o
julgamento das ideias teológicas, não há de sua parte a menor intenção ou tentativa de excluir ou minimizar a diversidade de interpretações dentro dessas linhas de demarcação.

A produção de uma obra como esta não teria sido possível sem a participação de muitos durante muitos meses. Menção especial deve ser feita a Richard Bauckham, que colaborou nas etapas de planejamento, e aos sucessivos editores teológicos da IVP, David Preston, Claire Evans e David Kingdon. A este último coube suportar o calor e o fardo da maior parte da jornada. A recompensa deles, e a nossa, será em grande parte saber que este dicionário cumpre seu propósito — o de propiciar um meio de informação, biblicamente controlado, para se pensar e falar a respeito de Deus e sua obra.

Sinclair B. Ferguson
David F. Wright

Baixe o dicionário aqui

Baixar PDF
  • Veja também

mensagem-157x2231-157x223-(1)

Titulo original::Palavras de Vida Eterna

Autor: Emmanuel

Conteúdo: Princípios da Doutrina Espírita

Genero: Filosofia Espiritualista

Resumo:

Através da psicografia de Chico Xavier, Emmanuel interpreta passagens extraídas do Novo Testamento analisando-as sob o ângulo espírita. Livro indicado para estudo em grupo ou durante a realização do Evangelho no Lar.


Veja mais Compre online
mensagem-157x2231-157x223

Titulo original::Introdução ao Antigo Testamento

Autor: Erich Zenger

Conteúdo: Estudos de Cristianismo

Genero: Filosofia Cristã

Resumo:

Este livro tem por objetivo introduzir no significado e no surgimento do Antigo ou Primeiro Testamento cristão como um todo, bem como nos de suas partes.


Veja mais
esperanto-sem-mestre

Titulo original::Esperanto sem mestre

Autor: Francisco Valdomiro Lorenz

Conteúdo: Estudos espíritas

Genero: Filosofia Espiritualista

Resumo:

A Federação Espírita Brasileira publicou a versão digital do livro Esperanto sem Mestre. A obra clássica de Francisco Valdomiro Lorenz está disponível para leitura e downloadgratuitos.


Veja mais